Você costuma comer alguma coisa antes de ir treinar? E após o treino, quais alimentos você ingere? Muitas pessoas, principalmente as que estão começando as atividades físicas agora, ficam em dúvida sobre quais são os melhores alimentos e proteínas para treino que elas devem consumir antes e depois de se exercitar.
E essa preocupação não é sem sentido, já que os alimentos e shakes proteicos que você consome no seu cotidiano, influenciam o seu desempenho e como o seu corpo se recupera dos exercícios. Por isso, é fundamental que você faça refeições com as substâncias necessárias para o seu corpo.
Segundo uma pesquisa apresentada pela Revista Brasileira de Nutrição Esportiva, a ingestão dos nutrientes necessários para o nosso corpo tanto antes, quanto após o treino é fundamental para evitar diversos tipos de problemas. Como por exemplo a fadiga durante as atividades e a diminuição do tônus muscular.
Por conta disso, vamos falar sobre uma substância que é muito importante para quem está pegando pesado na academia e busca um corpo mais definido e esculpido, a proteína.
O que é a proteína?
Seja você um novato na academia, ou uma pessoa que já está há anos se exercitando, é bem provável que você já tenha escutado várias vezes sobre essa substância. Mas o que exatamente é a proteína?
Primeiramente, precisamos explicar que estas são moléculas compostas por aminoácidos que já temos no nosso organismo e outros que são absorvidos através da alimentação. Podemos conseguir essas proteínas através de alimentos de origem animal ou vegetal.
Por isso, sim, as pessoas que são veganas e vegetarianas não consomem menos proteína só porque deixam de comer carne. Elas só precisam buscar essa fonte nos vegetais adequados. Além disso, elas podem consumir o blend de proteínas vegetais, que não possuem nada de origem animal!
Agora, a razão pela qual a proteína é sempre associada às pessoas que buscam ganhar mais massa muscular, é porque essa substância auxilia na manutenção e crescimento dos tecidos no nosso corpo, entre eles o músculo.
Portanto, quando você faz exercício, ocorre um desgaste do músculo e ele precisa se recuperar. Logo, a presença da proteína no nosso organismo, ajuda na recuperação do músculo após o treino.
Leia também: Produtos veganos: como identificar e quais as vantagens
Para que serve a proteína para treino?
Como já mencionamos, a proteína para o treino auxiliará na formação e recuperação do músculo após a atividade física. Entretanto, essa substância também auxilia em diversos outros processos no nosso organismo. Por exemplo:
- Aumenta a imunidade: as proteínas ajudam na produção de anticorpos. Por isso, a ingestão da quantidade certa dessa substância, pode aumentar a sua resistência a doenças comuns como resfriados e outras doenças virais;
- Auxiliam na formação de colágeno: além dos músculos, as proteínas também ajudam na formação do colágeno, que é uma das substâncias conhecida por oferecer mais firmeza e resistência à pele, cabelos e unhas. Além disso, o colágeno é encontrado entre as articulações e a falta dele, o que causa as dores nas juntas. Por isso, o consumo de proteína auxilia na prevenção de dores futuras;
- Oferece mais equilíbrio para os hormônios: os hormônios também se beneficiam da presença de proteína no nosso organismo. A insulina, por exemplo, que regula a presença de açúcar no nosso sangue, é formada por proteínas. Logo, as pessoas que desejam controlar a presença de açúcar no sangue, se beneficiam de uma dieta rica em alimentos mais proteicos.
- Mantém o sistema nervoso funcionando: alguns neurotransmissores, que transmitem as informações pelo nosso corpo e fazem com que as nossas ações e emoções sejam comunicadas de forma efetiva para o nosso cérebro, também são formadas por proteínas. Portanto, o nosso sistema nervoso depende deste consumo adequado de proteína;
- Transporte de oxigênio: os grandes responsáveis por transportar o oxigênio pelo nosso corpo são os glóbulos vermelhos. Eles são formados por proteínas, dessa forma, a falta da substância leva a diversos problemas como fadiga, anemia e fraqueza.
Quando tomar o Whey Protein?
Antes de respondermos à pergunta, precisamos falar mais sobre o que é o Whey Protein. Este é um suplemento proveniente do soro do leite, o qual é riquíssimo em proteína e com baixo nível calórico.
Uma das grandes vantagens deste suplemento, é que ele é absorvido rapidamente pelo organismo, ao contrário dos alimentos que precisam passar pelo processo de digestão.
Voltando para a pergunta, não existe uma hora correta para tomar o Whey Protein, pois como já descrevemos acima, a proteína ajuda a dar mais disposição para o treino. Uma vez que auxilia no transporte de oxigênio pelo corpo; após a atividade física, o suplemento ajuda na regeneração do músculo.
Por esses motivos, esse suplemento é perfeito para diversas situações do dia a dia, o melhor é buscar uma recomendação de um nutricionista para saber como incluí-lo na sua dieta!
Agora que você já sabe da importância para a proteína no treino, que tal conhecer a seleção de marcas no site da Nutrienergy? Além disso, aproveite para usar o nosso cupom VINOBLOG para conseguir um desconto exclusivo!
COMPRE AGORA!
Leia também: Imunidade e atividades físicas: dicas para fortalecer seu organismo