Você é adepto ao uso do suplemento alimentar? Ou está pensando em começar a tomar, mas ainda possui algumas dúvidas sobre o que eles são, para que servem e para quem são?
Bom, então você está no lugar certo, pois aqui separamos algumas dicas sobre esses produtos que estão presentes em mais de 50% das casas brasileiras. Isso, de acordo com uma pesquisa feita pela Associação Brasileira da Indústria de Alimentos para Fins Especiais e Congêneres (Abiad).
Ainda segundo essas pesquisas, houve um aumento na busca e consumo de suplementos alimentares para melhorar a imunidade. A realidade é que as pessoas (tanto as que já levavam uma vida mais saudável, quanto as que não querem cair doente na cama) querem prevenir algumas doenças através do uso dos produtos.
Porém, será mesmo que o suplemento alimentar aumenta a imunidade? Vamos lá descobrir!
O que é suplemento alimentar?
Antes de esclarecer se o suplemento alimentar aumenta a imunidade ou não, vamos falar um pouco sobre essa solução.
Primeiramente, os suplementos são substâncias que foram feitas para, como o próprio nome já diz, suplementar a nossa alimentação. Ou seja, complementar as vitaminas e minerais que estão faltando na nossa dieta.
Essas substâncias podem ser compostas de várias vitaminas, também conhecidas como multivitamínicos, ou podem conter somente uma vitamina. Como é o caso da vitamina D, C, ômega 3, entre outras.
Normalmente, elas são mais indicadas para pessoas que possuem uma deficiência vitamínica específica. Por exemplo, se você desenvolve uma anemia, é porque existe uma deficiência de ferro no seu sangue. Com o suplemento alimentar é possível restabelecer essa falta de ferro e diminuir os efeitos da condição.
Entretanto, caso a deficiência não seja muito grave, ainda existe a possibilidade de tratar a falta de certas vitaminas com uma alimentação saudável e balanceada. Por isso, é fundamental procurar um profissional médico para saber qual é a sua situação.
Leia também: Proteína para treino: o que é e como usar
Quando tomar o suplemento alimentar?
Apesar de não ser exigido a receita na hora de comprar os suplementos alimentares, é interessante buscar o auxílio de um médico para saber quais são as vitaminas que estão em déficit no seu organismo.
Isso porque com as vitaminas não existe essa de melhor ter a mais do que faltar. Aliás, o equilíbrio e doses corretas são fundamentais para evitar uma intoxicação por excesso de vitaminas no nosso corpo.
Algumas vitaminas como o cálcio, podem até causar problemas nos rins quando não são absorvidas pelo intestino. Já outras acabam anulando a outra; ainda usando o exemplo do próprio ferro, ele não pode ser consumido com o cálcio, já que eles são absorvidos da mesma forma.
Para exemplificar, imagem que os nutrientes são absorvidos por pequenos buracos – cada um específico para cada vitamina. Acontece que no caso do cálcio e do ferro, eles compartilham esses buraquinhos, então, se consumidos juntos, eles não fazem efeito.
Por isso, que pessoas com problemas de anemia não devem tomar as cápsulas de ferro junto com um copo de leite, por exemplo, uma vez que o leite é rico em cálcio. Por sua vez, uma pessoa que sofre com a osteoporose, não deve tomar o cálcio após comer muita carne.
É por conta dessas e de outras consequências que você precisa ficar de olho na hora de comprar os seus suplementos alimentares. Além disso, muitas marcas não vendem o que estão prometendo na embalagem, de acordo com as pesquisas da Abiad. Então, além de passar com um nutricionista é preciso saber onde comprar os seus suplementos.
Leia também: Alimentação pré-treino: o que consumir
Então, o suplemento ajuda a melhorar a imunidade?
Agora chegou a hora de responder a pergunta que lançamos no começo deste post: o suplemento alimentar aumenta a imunidade?
Depende! Se você está com uma deficiência, como já explicamos, então a sua saúde se beneficia muito com essas vitaminas. Entretanto, se você já tem uma dieta balanceada e rica em nutrientes, não precisará delas. A única forma de saber quais são as substâncias necessárias para o seu corpo é através de exames médicos.
Na quantidade adequada, existem diversas vitaminas que trazem benefícios para a nossa imunidade. Lembrando que nenhuma delas serve como cura para doenças, são só formas de prevenção e mesmo assim, não podemos garantir que você não ficará doente.
Entre as principais vitaminas que ajudam a melhorar a sua imunidade, podemos citar:
Zinco:
O zinco é um mineral importante para diversos processos em nosso organismo. Quando ocorre a deficiência dessa substância em nosso corpo, ficamos mais suscetíveis a doenças virais já que ele é um componente vital para o funcionamento do nosso sistema imune.
Além disso, a falta de zinco também está relacionada a problemas com a memória e de atenção. Uma vez que eles atuam na formação de enzimas que ajudam no desenvolvimento cognitivo.
Vitamina C:
Além de ser um ótimo antioxidante, a vitamina C também ajuda no desempenho do nosso sistema auto imune. Isso porque essa substância influencia na proteção das nossas células contra diversas inflamações causadas por radicais livres.
Ainda sua ação contribui na atuação dos glóbulos brancos, que são os responsáveis pela proteção no nosso corpo contra bactérias e vírus e também auxiliam na cicatrização.
Selênio:
Presente em altas concentrações na castanha-do-pará, o selênio é uma das vitaminas que podem auxiliar na melhora do sistema imunológico. Isso porque essa vitamina ajuda a reduzir inflamações, assim como a vitamina C, e também contribui para a diminuição dos sintomas de doenças virais como HIV e hepatite C.
Enfim, esses são alguns dos suplementos alimentares que ajudam a aumentar a nossa imunidade. Mas lembre-se: visite um nutricionista e faça os exames necessários antes de comprar as vitaminas. Muitas vezes uma dieta cheia de frutas, verduras e legumes já é o suficiente para suplementar uma deficiência.
Leia também: Emagrecimento: formas saudáveis de perder peso