Na busca pelo peso ideal, muitas pessoas acabam apelando para dietas milagrosas e super restritivas, que prometem eliminar 10kg por semana sem nenhum sofrimento. Mas, essas dietas além de não serem nada saudáveis, elas também oferecem grandes riscos para a nossa saúde.
Isso porque você está restringindo a ingestão de nutrientes que são importantes para o funcionamento do seu corpo. Dessa forma, levando a várias doenças que são causadas pelo déficit dessas vitaminas, como a anemia.
Sem contar, que essas soluções rápidas nunca são eficazes; uma vez que você volta para o seu consumo normal de calorias, o seu peso voltará para onde estava – se não aumentar!
Por isso, a reeducação alimentar é ideal não só para que você tenha hábitos mais saudáveis, mas também para alcançar a sua meta de emagrecimento e manter o seu peso ideal por mais tempo.
Vamos descobrir mais sobre o que é e como começar a reeducação alimentar?
Confira!
O que é uma reeducação alimentar?
Antes de mostrarmos como começar a sua reeducação alimentar, é importante entender o que é uma.
Ao longo da nossa vida, nós vamos adquirindo hábitos que são difíceis de abandonar, como beber café todos os dias no mesmo horário, ou acordar cedo. Com a nossa alimentação não é diferente; se estamos acostumados a pular refeições e consumir alimentos com baixo valor nutricional, isso vai ser uma coisa bem difícil de mudar à medida que chegamos a melhor idade.
Com a reeducação alimentar, vamos, como o próprio nome já diz, reaprender nossos hábitos e trazer mudanças para a nossa dieta. Essas pequenas mudanças podem ajudar no emagrecimento, e também trazer diversos benefícios para as pessoas que sofrem com algum tipo de doença.
Além dos medicamentos, pessoas com diabetes, pressão e colesterol alto precisam de um cardápio mais restritivo, porém, que ao mesmo tempo, cumpra com todas as necessidades nutricionais.
Mas, para que você perceba os resultados da sua reeducação alimentar, é preciso paciência e muita persistência. Pois eles não são tão imediatos quanto os de dietas mais restritivas. Porém, os hábitos que você adquire são para toda vida.
Leia também: Emagrecimento: formas saudáveis de perder peso
Dicas para começar a reeducação alimentar
Antes de mais nada, precisamos destacar como é importante procurar um especialista para te ajudar na sua jornada. Ainda que a reeducação alimentar não seja a mesma coisa que uma dieta restritiva, é vital ter um nutricionista ao seu lado para que a sua alimentação seja bem completa e cheia de vitaminas e minerais.
Porém, se você já quer introduzir algumas dessas mudanças na sua vida, você pode começar com esses passos para ter uma vida mais saudável:
1. Beba água, hidratação é muito importante
Você sabia que nós conseguimos sobreviver mais tempo sem comida do que sem água? Enquanto demora cerca de um mês para uma pessoa literalmente morrer de fome, o nosso corpo já começa a apresentar sinais de desidratação após 4 dias se não ingerirmos nenhum líquido.
Isso ocorre pois a água é um elemento fundamental para diversos processos no nosso corpo. Como por exemplo, o transporte de substâncias pelo corpo, funcionamento do intestino, circulação e processo de filtragem nos rins.
Ao longo de um dia, o nosso corpo perde em torno 2l de líquido, dependendo do organismo e rotina de cada um. Então, isso precisa ser reposto através de líquidos como água, chás e isotônicos.
2. Hora de comer é sagrada!
Enquanto você estiver comendo, é interessante que isso seja a sua única atividade. Ou seja, deixe todas as distrações de lado e comece a prestar mais atenção no momento. Principalmente celular, um dos grandes vilões quando o assunto é roubar a atenção.
Além disso, foque bastante na sua mastigação e saboreie a sua comida. Quando você mastiga melhor o seu alimento, isso facilita a digestão e a absorção dos nutrientes. Sem contar que a sensação de satisfação dura por mais tempo quando mastigamos com mais calma.
Leia também: É possível acelerar o ganho de massa muscular?
3. Evite embutidos e industrializados
Outros grandes vilões da reeducação alimentar são os alimentos embutidos e industrializados. Uma vez que eles são produtos ultraprocessados, eles possuem uma alta quantidade de sódio e químicos que oferecem um grande risco para a saúde e também favorecem o ganho de gordura.
Na hora de fazer as suas compras, em vez de levar aquela caixinha de hambúrguer pronta para casa, faça você mesmo! Dessa forma, você consegue garantir uma refeição rica em proteína e com alimentos de qualidade.
4. Planeje suas refeições
Como já dissemos, com a ajuda de um profissional nutricionista, você conseguirá planejar as suas refeições e fazer escolhas mais saudáveis para o seu dia a dia.
Se você possui uma rotina muito agitada, é interessante reservar um tempo da sua semana para cozinhar e deixar todas as suas refeições prontas. Assim, você evita desculpas para comer fora ou pedir.
Você ainda pode deixar algumas doses de whey protein na sua bolsa de academia para ajudar na hora do pré-treino. Isso, caso você não tenha se preparado antes de sair de casa.
Enfim, essas são algumas dicas para você começar a sua reeducação alimentar, lembre-se sempre de que a sua saúde deve estar sempre em primeiro lugar. Por isso, corra de dietas milagrosas e aposte em uma alimentação melhor e exercícios diários!
Leia também: Dicas para melhorar a saúde do seu corpo