O verão já está chegando ao seu fim, mas o projeto do emagrecimento saudável continua firme. As academias seguem lotadas e as agendas dos nutricionistas apertadas. Mas será que esse padrão será mantido para os próximos meses?
As expectativas não são as melhores.
De acordo com especialistas que trabalham com esportes, academias e comércio de produtos desse segmento, os primeiros e últimos meses do ano são sempre os mais concorridos. Isso porque geralmente coincide com o período de férias, viagens e festas de fim de ano.
Além do objetivo de manter o corpo em forma para a praia ou piscina, as pessoas tendem a se sentir arrependidas dos excessos do fim de ano e decidem “correr atrás do prejuízo”. A questão é que, infelizmente, se matricular na academia no dia seguinte ao Natal ou logo no início de janeiro não vai te deixar em forma para o Carnaval.
O motivo é bem simples: ninguém engorda de um dia para o outro, então, da mesma forma, não é possível emagrecer tão rápido assim. Não de forma saudável, é claro.
Todo mundo começa na boa intenção
Talvez por falta de conhecimento sobre o assunto, ou por não compreender, de fato, o funcionamento do próprio corpo, todo mundo começa na boa intenção. Primeiro vem a consulta com o nutricionista, a compra saudável no mercado, a matrícula na academia e a empolgação para comprar roupas e outros acessórios.
A primeira semana é a mais difícil de todas, especialmente para quem levava uma vida sedentária e habituada aos excessos na alimentação.
Depois começa a ficar mais fácil e o novo esportista até se empolga… Pelas próximas três semanas.
Ao chegar o fim do primeiro mês, a maioria das pessoas recebe aquela carga de desânimo ao perceber, tristemente, que ainda não está com o corpo que gostaria. E nós podemos entender muito bem, afinal, o treino e a dieta balanceada exigem muitos sacrifícios que devem valer a pena.
Qual é o problema então? Basicamente a cultura de esperar resultados de um dia para o outro.
Emagrecimento saudável: uma longa caminhada
Já falamos aqui em nosso blog sobre como nosso corpo é uma máquina muito inteligente.
Cada processo e etapa de seu desenvolvimento têm como objetivo sobreviver e nos manter saudáveis. Por isso, temos um sistema natural de autodefesa (nosso sistema imunológico) e necessidades básicas que comandam nossas decisões mais simples do dia a dia.
Afinal, já reparou como toda a nossa rotina é adaptada para respeitarmos nossos momentos de refeição e sono? Porque, para nosso corpo (e mente), a alimentação e o descanso são prioridades.
Então, é possível entender como até o processo de emagrecimento segue de acordo com algumas prioridades básicas do nosso organismo. Como, por exemplo, garantir que os órgãos nobres, também chamados de órgãos vitais, continuem funcionando perfeitamente.
Por isso, não é porque você não tem visto muitas diferenças físicas, que a dieta aliada aos exercícios físicos não tem adiantado. Podemos garantir que, se estiver fazendo tudo conforme orientado pelos profissionais responsáveis, você está perdendo gordura.
No entanto, seu corpo priorizará a queima da gordura presente em seus órgãos vitais, como fígado e coração, por exemplo, antes de queimar a gordura localizada no abdômen e nos braços, por exemplo. Então você pode continuar com aquela barriga proeminente, mas seus órgãos estarão cada vez mais saudáveis.
A prioridade deve ser a saúde acima da estética
É claro que todo mundo quer ficar com a barriga chapada para usar aquela roupa favorita e bem marcada, entretanto, a sua saúde e bem-estar devem vir em primeiro lugar. Quando isso fizer sentido para você e você entender como o processo de emagrecimento funciona, será muito mais fácil ser paciente e esperar pelos demais resultados.
Afinal, precisamos lembrar que uma barriga chapada e braços e pernas mais firmes são apenas consequências de uma alimentação mais saudável e a prática de atividade física.
Não existe fórmula mágica para a perda de peso
Quantas pessoas você conhece que realmente perderam peso em apenas alguns dias ou semanas? Podemos garantir que poucas, e ainda somos capazes de apostar que a partir de alguma técnica nova de emagrecimento rápido. No entanto, não existe uma técnica ou fórmula mágica que simplesmente faz a gordura desaparecer.
Provavelmente a “perda de peso” aconteceu por meio da perda de líquidos ou alimentação deficiente em gorduras e, consequentemente, outros tipos de nutrientes. É exatamente o que fazem os chás e shakes milagrosos que garantem, em X dias, pelo menos 10 kg a menos.
Mas como fica a sua saúde nesses casos? Afinal, se você se alimenta corretamente e com base em um cardápio recomendado especialmente para você, já deve ter percebido que passou a comer bem mais do que comia antes. A diferença é que agora seu corpo realmente precisa desses alimentos.
Cortar alimentos realmente faz com que você perca peso, mas também compromete de forma grave o funcionamento do seu organismo.
Como ter um emagrecimento saudável
O segredo é que… não há segredo algum. Afinal, você já sabe qual é o caminho para um emagrecimento saudável: a mudança de hábitos.
- Procure um nutricionista e construa um cardápio alimentar;
- Dê preferência para alimentos naturais e livres de substâncias tóxicas;
- Reduza o consumo de café e outras substâncias que causem dependência;
- Esqueça os alimentos industrializados!
- Pratique exercícios físicos regularmente;
- Encontre um esporte que você goste e se dedique a ele;
- Busque por conteúdos informativos e de portais e profissionais de confiança;
- Durma pelo menos 8 horas por dia e sem interrupções;
- Tenha um descanso semanal para fazer algo que goste;
- Evite focos de estresse e tenha um hobby;
- Leia mais;
- Beba muita água;
- Visite seu médico periodicamente e mantenha todos os exames em dia;
- Cuide de você!
Se seguir essas dicas, podemos garantir que observará, de acordo com o seu próprio tempo e as necessidades do seu corpo, os resultados de um emagrecimento saudável.
Cuide da sua mente
Você sabia que a saúde da sua mente está diretamente ligada à saúde do seu corpo? Afinal, não é possível separar um do outro e eles estão profundamente interligados. Uma rotina estressante, pensamentos negativos e crises de ansiedade podem influenciar diretamente seus resultados físicos.
Afinal, a forma como você se sente influencia muito na sua energia para a prática de atividades físicas e naquilo que você sente necessidade de comer. No entanto, se você se mantiver firme em seus objetivos, tanto a atividade física quanto a alimentação correta resultarão em uma mente mais saudável.
A boa saúde mental é essencial para uma vida mais longa e feliz, por isso, busque ajuda profissional sempre que sentir necessidade e se coloque em primeiro lugar.
Gostou das nossas dicas sobre emagrecimento saudável? Então leia também: Reeducação alimentar: como funciona esse processo