Com o passar dos anos e o avanço da medicina, a expectativa de vida da população brasileira (e mundial também) vem aumentando cada vez mais.
De acordo com o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), uma pessoa que nasce no Brasil hoje, pode viver até os 76,8 anos, um aumento de 2 meses e 26 dias em relação ao ano de 2019 (essa projeção sem levar em consideração o Covid-19).
Ainda de acordo com os dados da pesquisa, em dez anos, esse número pode aumentar para mais 3,3 anos.
Mas, aqui entre nós: quem quer chegar à melhor idade com vários problemas de saúde e dores no corpo? Se for para vivermos mais de oito décadas que seja esbanjando disposição e com muita alegria.
Por isso, os exercícios físicos para idosos são essenciais para manter o corpo em dia e todas as engrenagens funcionando! Quer saber mais sobre o assunto? Então continue lendo este post até o final!
Por que exercícios para idosos é importante?
Se você acompanha o blog da Nutrienergy, então já deve ter percebido que sempre enfatizamos a importância das atividades físicas para um corpo mais saudável. E isso não importa a idade; esteja no começo dos 20 ou no final dos 50, praticar exercícios físicos ajudam a manter uma série de doenças bem longe do seu horizonte.
Entretanto, quando chegamos a fase dos “-enta”, nosso corpo sofre com mudanças, como por exemplo as mulheres passam por mudanças hormonais relacionadas com a menopausa. As pessoas, em geral, começam a perder massa magra e óssea, por isso, os idosos sofrem fraturas com facilidade.
Por conta disso, é interessante incentivar os idosos a tirar o home wear e fazer exercícios físicos, para que eles estejam mais seguros e com energia e disposição.
Além disso, a prática de atividades físicas está diretamente ligada à prevenção de doenças do sistema nervoso e demência, uma vez que elas aumentam o fluxo sanguíneo e a oxigenação no cérebro.
Leia também: Emagrecimento: formas saudáveis de perder peso
Exercícios físicos para idosos: quais são as melhores?
Decerto que uma pessoa idosa que talvez nunca frequentou uma academia, não pode sair levantando peso sem acompanhamento. As chances dela se machucar e ter que tomar vários medicamentos é bem maior e a recuperação será bem mais demorada também.
Mas, além da musculação, existem outras atividades físicas que são mais recomendadas para quem está na melhor idade. Como elas oferecem um baixo impacto, porém ainda desenvolvem a musculatura, os exercícios não oferecem perigo para ninguém.
Hidroginástica e natação
Primeiramente, precisamos enfatizar que os esportes aquáticos são perfeitos para trabalhar diversas partes do corpo. Principalmente a musculatura, articulações e todo o sistema cardiorrespiratório. Por isso, tanto a natação quanto a hidroginástica ajudam a manter os idosos ativos e com mais saúde.
Sem contar que a hidroginástica, especificamente, contribui para melhorar a coordenação motora e é ideal para quem sofre com problemas como reumatismo, artrose e osteoporose.
Dança
Na nossa lista de exercícios físicos para idosos não podemos deixar de destacar uma atividade que não é só saudável para o nosso corpo, como também pode ser muito divertida!
Hoje em dia, diversas academias oferecem diversas aulas de ritmos como complemento a musculação. Com a dança é possível trabalhar os músculos e a respiração, sem contar que as aulas são uma ótima oportunidade para as pessoas socializarem, o que pode ajudar a combater os sintomas da depressão.
Caminhada
Que tal acordar de manhã cedo, tomar o seu café e aproveitar o sol para fazer uma caminhada?
Além de ser uma ótima atividade física para clarear os pensamentos, combater a ansiedade, uma caminhada de manhã, ou durante a tarde (após às 16h) o que você precisa para manter os seus níveis de vitamina D normais. Ainda podemos destacar que caminhar ajuda a melhorar a circulação e o sistema respiratório.
Pilates
Por fim, temos o pilates, uma dos exercícios físicos mais recomendados para idosos. Isso porque a atividade ajuda a aliviar a pressão entre as articulações e trabalha para fortalecer a musculatura, tanto interna quanto externa. E tudo isso, com um baixo impacto sobre o corpo!
Então, é isso! Agora que você já sabe quais exercícios são os exercícios físicos ideais para idosos, chegou a hora de colocar a teoria em prática.
Entretanto, antes de começar, é de vital importância que você passe por um acompanhamento médico. Os especialistas darão dicas de quais são as melhores atividades de acordo com a necessidade e capacidade de cada um.
Assim, você evita problemas como consequência de uma atividade indevida!
Leia também: Dicas para melhorar a saúde do seu corpo