Quem nunca perdeu o fôlego depois de subir vários lances de escada ou não estava bem cansado depois de levantar alguma coisa pesada em casa? Se você ainda sofre para recuperar a sua respiração depois de andar alguns metros é porque a resistência do seu corpo ainda precisa melhorar.
Quer saber como aumentar a sua resistência? Então continue lendo o post até o final!
O que é resistência do corpo?
Podemos dizer que a resistência do corpo é baseada na força dos nossos músculos, além da capacidade respiratória. Quando os músculos e a respiração são trabalhados da forma correta, essa resistência pode aumentar com o passar do tempo, ou seja, você fica mais forte.
Para que você alcance esse objetivo, é preciso um programa de exercícios adequados que promovam não só o ganho de massa. Mas que também melhorem a força nas juntas e ligamentos, o funcionamento do seu sistema cardiovascular, flexibilidade e equilíbrio.
O Departamento de Saúde australiano divulgou um guia dando dicas de atividades para acabar com o sedentarismo da população. Entre os diversos exercícios indicados, recomendava-se que as atividades para promover a força fossem realizadas pelo menos duas vezes na semana entre pessoas adultas (18 a 64 anos de idade).
Exercícios para aumentar a resistência do corpo
Apesar da musculação ser um grande exemplo de atividade física para melhorar a resistência do corpo, existem outras atividades que oferecem os mesmos (se não melhores) resultados. Boa parte desses exercícios são feitos para desafiar os seus músculos, assim como o seu equilíbrio e a sua respiração.
Entre as principais atividades, podemos destacar:
- Crossfit;
- Pilates;
- Natação;
- Artes marciais (boxe, muay thai etc.);
- Yoga.
Dicas de como aumentar a resistência do corpo de forma segura
Muitas pessoas que estão começando na academia agora e querem aumentar a resistência do corpo rapidamente, acabam seguindo um caminho muito perigoso. Decerto que você precisa se desafiar a cada passo do seu trajeto, levando o seu corpo ao extremo.
No entanto, você precisa se respeitar e conhecer os seus limites. Não será da noite para o dia que você vai conseguir levantar 20 quilos a mais e fazer a mesma quantidade de repetições. Na realidade, forçar esse progresso pode trazer uma série de problemas para sua saúde e, dependendo da sua idade, até mesmo prejudicar o seu crescimento.
Segundo Harvard Health Publishing (site oficial da faculdade de medicina), os exercícios de resistência podem ser feitos em até três sequências de até 12 repetições para serem efetivos. Isto é, promover o crescimento da força muscular e da resistência corporal.
Além disso, o artigo oferece mais 7 dicas para otimizar o seu treino:
1. Sempre faça um aquecimento
Antes de começar a se exercitar, é de extrema importância que você aqueça o seu corpo. Um aquecimento pode durar entre cinco a dez minutos, com exercícios como uma caminhada e alongamentos.
2. Esqueça da balança
Pode ser que o seu foco principal seja o emagrecimento, porém, é mais interessante ficar atento à qualidade do seu exercício do que na quantidade de repetições. Sempre esteja com o seu corpo alinhado corretamente, faça os movimentos devagar e sempre respire entre cada um deles. O foco em cada parte do corpo e nos músculos que você está exercitando pode ser mais efetivo e seguro do que correr pelas repetições.
3. No seu tempo
Como já mencionamos, não há porque acelerar o seu processo. É melhor seguir as orientações do seu instrutor ou personal para alcançar os seus objetivos. Cada corpo possui um tempo e é fundamental respeitar o seu.
4. Respire!
Além de músculos mais fortes, a resistência do corpo também está relacionada com uma boa respiração. Inspire e expire de acordo com o movimento que está fazendo.
5. Aumente a carga aos poucos
Você pode ir se desafiando aos poucos e adicionando mais carga aos seus exercícios ao longo do tempo. Se os pesos estão ficando mais “leves”, você pode trocar por um mais pesado. Entretanto, preste atenção aos seus movimentos: se você terminar a segunda série sentindo muita dificuldade para levantar os pesos, é melhor manter o antigo e aumentar uma série.
6. Trabalhe todos os grupos musculares
Para que o seu corpo tenha uma boa resistência por completo, é preciso trabalhar todos os grupos musculares, tanto da parte superior quanto inferior. Por isso, na sua rotina, os exercícios podem focar em partes específicas do corpo ou no corpo todo. Caso você divida o seu programa, é preciso garantir que todas as partes estão sendo exercitadas igualmente durante a semana.
7. Se dê um descanso
Os treinos para aumentar a resistência do corpo pedem um grande esforço dos seus músculos. Portanto, é interessante ter uma rotina semanal a qual permite que o seu corpo descanse e seus músculos se recuperem. Um intervalo de um dia entre os treinos é recomendado pelos especialistas. Além disso, combine a sua atividade física com suplementos alimentares que podem auxiliar no ganho de massa e regeneração muscular.
Enfim, essas são as nossas dicas de como aumentar a resistência do corpo de forma segura e saudável. Lembre-se de consultar um profissional de Educação Física antes de começar a se exercitar e sempre ter acompanhamento de um instrutor na academia!
Leia mais: Guia para potencializar o seu ganho de massa magra