Um nutriente indispensável na vida de quem deseja aumentar o ganho de massa muscular é a proteína. Se você está em busca daquele abdômen tanquinho, sabe muito bem que a sua dieta precisa ser rica em proteína, seja ela animal ou de origem vegetal.
Porém, é possível incluir mais proteína na sua dieta sem que ela seja de origem natural, isto é, diretamente das carnes e vegetais. Muitas pessoas utilizam suplementos alimentares para completar o consumo diário de proteína e, assim, potencializar o ganho de músculos.
Mas você sabe qual é a concentração de proteína em cada suplemento?
Neste conteúdo, vamos descobrir um pouco mais sobre cada tipo de suplemento de proteína e quais são as suas vantagens.
Confira!
Tipos de suplementos e concentração de proteína
Albumina:
Concentração de proteína em 100g: 80g
A albumina é um suplemento que pode ser encontrado naturalmente nas claras de ovos.
Além de ser rica em proteínas, esse nutriente é composto pelos BCAAs, aminoácidos responsáveis por oferecer mais energia e disposição durante as atividades físicas.
Podemos destacar ainda que a albumina auxilia na recuperação dos músculos e manutenção do peso. Por isso é muito consumida por pessoas que buscam aumentar o ganho de massa magra.
A sua absorção é feita de maneira bem lenta, portanto a sensação de saciedade é mais duradoura.
Proteína vegana:
Concentração de proteína em 100g: entre 50g e 70g (dependendo da origem)
Existem diversos tipos de suplementos veganos, com fontes de diferentes origens. Desde a soja (que talvez seja o mais comum) até outros alimentos como ervilhas, sementes de abóboras, chia etc.
As proteínas veganas são ideais para quem segue o estilo de vida e não consome nenhuma proteína de fonte animal.
Mais do que serem uma fonte de aminoácidos, os suplementos veganos também possuem vitaminas e minerais que são necessários para o funcionamento do corpo.
Uma vez que as dietas veganas/vegetarianas restringe o consumo de alimentos de origem animal (laticínios, ovos, carnes, entre outros), pode ser que o seu consumo diário de algumas substâncias não atinja o necessário diário.
Por isso o acompanhamento com uma nutricionista é tão importante; eles saberão como montar um cardápio completo e quando será necessário o uso de suplementos alimentares, vitaminas, entre outros.
Whey protein
Concentração de proteína em 100g: entre 80 a mais de 90%, dependendo da classificação
O whey protein (proteína do soro do leite). A maioria da whey protein é obtida como resultado do processo de fabricação do queijo. Quando o pH do leite é alterado, a caseína coalha e se separa do soro, que fica sobre a caseína. O soro é coletado e passa por vários processos, que vão posteriormente determinar a qualidade do whey protein extraído.
Como o whey tem origem do leite, ele possui muita água na sua composição. Dessa forma, é preciso que ele passe por outro processo, obtendo três diferentes produtos: o whey concentrado, o isolado e o hidrolisado.
Temos um post totalmente dedicado a esses três tipos de whey protein, mas vamos dar uma pequena explicação sobre cada um deles.
O whey concentrado é a forma mais em conta do produto. Isso porque a filtragem pela qual ele passa é a mais simples, resultando em um produto com baixa concentração de proteína. Cerca de 80% somente.
Já o whey isolado é uma forma do produto com quase 100% de proteína e quase zero em gorduras e carboidratos. Assim, se tornando a alternativa ideal para quem está em uma dieta para emagrecimento.
Por fim, o whey hidrolisado é uma das formas mais caras do produto, porém a sua qualidade é inquestionável.
O processo pelo qual o whey passa não só oferece uma quantidade elevada de proteínas, como também faz com que as candeias enzimáticas fiquem menores. Dessa forma, permitindo uma absorção rápida da proteína pelo corpo.
Conforme comentamos anteriormente, é importante ter o acompanhamento de um nutricionista, para que você possa escolher o melhor suplemento para a sua dieta.
Além disso, o tipo de treinamento, a fase em que você se encontra, tudo isso interfere na hora dessa escolha. Não só no tipo de suplemento, mas também na quantidade ingerida diariamente.
Também é importante reforçar que os resultados não são do dia para a noite. Os suplementos não são como medicamentos de efeito imediato, são necessárias semanas para ver os efeitos no seu corpo, por isso, paciência!
Dica:
Muitas pessoas usam o leite para consumir os suplementos proteicos, mas isso deve ser evitado. Uma vez que o leite dificulta a absorção do produto.
Por isso, a água natural ou água de coco são perfeitos para acompanhar os suplementos que normalmente são vendidos em pó. Você pode usar um mixer para bater tudo e fazer uma vitamina.
Mas, não é suficiente somente incluir os suplementos alimentares na sua dieta sem qualquer supervisão. Sempre busque o auxílio de um profissional nutricionista esportivo, pois eles manterão um cardápio personalizado para você de acordo com o seu biotipo e objetivos.