Hoje em dia, cada vez mais pessoas estão em busca de uma vida com saúde. Mas quando dizemos saúde não estamos somente nos referindo a implementação de atividades físicas diárias, como também uma alimentação saudável e cheia de nutrientes.
Porém, não muitas vezes não é somente com a alimentação que conseguimos alcançar os níveis diários de algumas vitaminas, minerais e proteínas que são essenciais para pessoas com diferentes estilos de vida.
Por exemplo, uma pessoa que deseja aumentar a massa muscular, precisa de uma alimentação rica em proteínas. Já uma pessoa que passa o dia todo em casa, trabalhando de pijama e não toma muito sol, com toda certeza, precisará suplementar a vitamina D. Pois ela só é obtida através da exposição solar.
Mas daí surge a dúvida, quem pode tomar o suplemento alimentar? Todo mundo precisa deles?
Você descobrirá as respostas para essa pergunta agora!
O que são suplementos alimentares e como funcionam?
Já falamos bastante sobre os suplementos alimentares aqui no blog e como eles ajudam a complementar a nossa alimentação com os elementos necessários para o nosso corpo.
Os suplementos, diferente de medicamentos, não precisam de receita para que você os leve para casa. Eles estão disponíveis em diversas lojas de suplementos e farmácias. Por conta da sua acessibilidade, se tornaram populares entre as pessoas que levam uma vida agitada e muitas vezes não tem tempo de fazer uma refeição completa.
Muitas pessoas que saem do trabalho e vão direto para academia, por exemplo, se beneficiam – e muito!- do whey protein em pó, uma vez que o shake é prático e rápido de ser feito (basta colocar o pó na coqueteleira e adicionar água). Além disso, ele fornece a quantidade certa de proteína e carboidratos para dar um boost no seu treino!
No entanto, é importante ressaltar que o whey, ou nenhum suplemento, substitui uma refeição. Por mais que você use essa solução rápida pré-treino, quando chegar em casa precisa se alimentar com comida de verdade.
Pois o objetivo do suplemento está no seu próprio nome: é suplementar uma refeição, não substituir.
Quem precisa tomar suplementos alimentares?
Se os suplementos alimentares não são como os medicamentos e não precisam de uma receita para comprá-los, então qualquer um a qualquer hora pode começar a tomar, certo?
Bom, não é bem assim que funciona. Por mais que você não precise de uma receita médica para tomar um suplemento, isso não quer dizer que é certo começar a tomar sem pelo menos uma recomendação de um profissional.
Pois somente os médicos e nutricionistas, através de exames e análise específicas, saberão dizer quais são as vitaminas e minerais que estão em falta no seu organismo e precisam ser suplementadas.
Existem alguns grupos que normalmente precisam repor alguns nutrientes no corpo, por conta de situações específicas como estilo de vida, doenças, entre outros motivos, como por exemplo:
- Mulheres Grávidas ou que estão amamentando;
- Mulheres na pré-menopausa;
- Pessoas que sofrem com desnutrição;
- Pessoas que possuem um dieta restrita como vegetarianos e veganos;
- Idosos;
- Portadores de doenças crônicas;
- Atletas de alto rendimento.
Quer saber mais sobre suplementos alimentares e como eles colaboram para uma vida saudável, cheia de energia e disposição? Então continue lendo os conteúdos do blog!Leia também: Suplemento alimentar vegano: o que você precisa saber