Sabemos como é difícil manter a rotina quando a temperatura cai: acordar cedo, sair da cama quentinha para colocar a sua roupa de academia e sair para treinar… É preciso muita energia e disposição para conseguir fazer os exercícios físicos no inverno.
Mas, é possível manter-se motivado mesmo nos dias mais frios, basta seguir as nossas dicas!
Faça suas atividades físicas em grupo
Durante o inverno, precisamos daquela motivação extra para não trocar a academia pela nossa cama. Por isso, busque alguém para fazer academia com você!
Quando você consegue um parceiro de academia, existe uma pressão externa para fazer as atividades físicas. Porque, a partir do momento que existe um acordo entre as duas partes, você vai ter que cumprir com o combinado.
Além disso, os dois acabam se motivando até mesmo durante os exercícios. Esse vai ser um tempo bom para exercitar o corpo e também as habilidades sociais.
Preparação é tudo!
Essa dica vale até para as pessoas que precisam de uma motivação extra para ir à academia em qualquer dia do ano: deixe tudo organizado para não ter desculpas na hora de malhar!
Se você gosta de ir para academia de manhã cedo, deixe suas roupas arrumadas e mantenha o foco em sair da cama e se trocar. Não fique enrolando depois que o despertador tocar! Simplesmente desligue o toque e levante-se. Aquela história de “mais cinco minutinhos” não dá muito certo e as chances de cinco minutos se tornarem trinta são muito grandes.
Quanto mais tempo você ficar deitado, mais fácil é pegar no sono novamente. Levantar-se de uma vez e encarar o dia de uma vez é a melhor coisa que você faz.
O mesmo vale para quem faz os exercícios depois do trabalho, deixe tudo organizado na sua bolsa. Se você tiver um espaço para se trocar ainda no trabalho, melhor ainda. Uma vez que você colocar as suas roupas, vai ser natural você querer ir para academia.
Durma com as suas roupas de academia
Ainda no tópico da preparação, essa é uma dica mais extrema para as pessoas que sentem muita dificuldade na hora de levantar e enfrentar o frio.
Se acordar cedo no inverno é realmente um problema para você, o mais indicado é trocar de horário na academia. No entanto, se ir mais tarde é impossível, tente essa dica: durma com as suas roupas de academia!
Apesar do pijama ser o mais indicado para dormir, pois ele oferece mais conforto e ajuda a pegar no sono por conta da sensação de relaxamento, essa dica pode te dar mais ânimo no outro dia.
Além disso, se você deseja sentir mais energia para sair da cama, alguns chás possuem compostos que dão mais disposição para enfrentar uma rotina de treinos logo pela manhã!
Pense nos benefícios que os exercícios trazem
Uma outra forma de conseguir se motivar para fazer exercícios físicos no inverno, é pensar nos benefícios que eles trazem para a sua saúde.
Não estamos falando somente dos benefícios para o seu corpo, isso você já sabe. Exercitar promove muito mais do que somente o emagrecimento e o ganho de massa.
Fazer exercícios regularmente também ajuda a manter a sua saúde mental em dia. Aliás, enquanto os benefícios físicos levam um certo tempo para mostrar resultados, os benefícios para a sua saúde mental são quase que instantâneos.
Quem nunca se sentiu ainda mais alegre depois de uma caminhada? Ou teve mais disposição durante o dia após a musculação?
Pense nesses benefícios e em como você se sentirá após o exercício toda vez que não quiser ir para academia por conta do frio.
Personalize o alarme do seu celular
Muitos smartphones permitem que você coloque uma música personalizada no seu alarme. Já imaginou levantar dançando ao som da sua música favorita?
Um estudo feito por um psicólogo em parceria com o Spotify mostrou que existem músicas que nos fazem levantar da cama e dão mais motivação para o dia. Entre as músicas estavam “On top of the world”, de Imagine Dragons e “Confident”, de Demi Lovato.
Depois dessas dicas ficou bem difícil arranjar uma desculpa para não fazer exercícios físicos no inverno, não é! Então coloque a sua roupa mais quentinha e bora se exercitar?