Com o avanço da pandemia causada pelo novo coronavírus, muitos médicos e outros profissionais da área da saúde se dedicaram à conscientização das pessoas sobre a importância dos exercícios físicos regulares, e a relação entre imunidade e atividades físicas.
Isso porque, de acordo com artigo publicado pela revista Veja, estudos comprovaram que a prática de atividade física ajuda no fortalecimento da imunidade e na recuperação mais rápida de pessoas acometidas por doenças respiratórias e infecciosas.
E aqui estamos falando de qualquer tipo de atividade física frequente e moderada, como corridas, musculação, dança, pedalada etc. Mas se você não é muito fã da academia, também vale a pena investir no Pilates, natação ou mesmo uma caminhada regular por, no mínimo, 30 minutos diários.
São hábitos simples que, agregados à rotina, fazem muita diferença no bem-estar e qualidade de vida de pessoas de qualquer idade. Mas, é claro, os exercícios físicos devem estar aliados a uma boa alimentação e um sono equilibrado.
Já bateu a curiosidade sobre como a atividade física pode contribuir no aumento da imunidade? Então continue lendo este conteúdo e descubra dicas para fortalecer seu organismo.
Qual a relação entre imunidade e atividades físicas?
Desde crianças ouvimos na escola sobre a importância das atividades físicas para a nossa saúde. Informação essa que é reforçada a cada consulta com o médico ou nutricionista. Mas o que tem de tão importante nos exercícios físicos que causam uma verdadeira transformação no nosso organismo?
Toda atividade física, por mais leve que seja, coloca o nosso corpo em movimento. Um simples ato de pegar uma fruta na mesa e mastigá-la já é responsável por exercitar uma série de músculos do nosso corpo, desde o tronco até os músculos da nossa face.
Esses exercícios nos tornam mais resistentes, fortes e habilidosos para executar outras tarefas mais complexas, como subir escadas, limpar a casa, caminhar para o trabalho etc. Tudo em nosso organismo está interligado e funciona de forma conjunta.
E não são apenas os nossos músculos os únicos beneficiados pela prática da atividade física.
Cada movimento influencia diretamente na circulação sanguínea, o que contribui para a boa saúde do nosso coração. Exige a queima de gorduras, responsável por gerar energia para sustentar os movimentos, o que torna nossos órgãos vitais mais saudáveis e protegidos. Nosso pulmão, em busca de ar, também é fortalecido e nossa capacidade respiratória apresenta um desempenho muito melhor em pouco tempo.
Parece vantagem demais para ser verdade, não é? Mas cada um dos benefícios acima já foi comprovado em décadas e décadas de estudos. E não se limitam apenas à nossa saúde física, mas também se estendem à saúde mental.
A prática de exercícios físicos promove em nosso cérebro a liberação de uma substância chamada endorfina, responsável por nos causar uma sensação de prazer e bem-estar. Essa substância também reduz a sensação de dor, causa um relaxamento muscular e ainda combate sintomas de estresse e ansiedade.
É muito semelhante às sensações percebidas após comer uma caixa de chocolate ou tomar um pote de sorvete.
Aumento da imunidade durante a atividade física
Antes de entendermos de que forma imunidade e atividades físicas se relacionam, é preciso compreender do que se trata a tal da imunidade.
Na área de estudos da biologia, podemos compreender a imunidade como uma forma de reação do nosso organismo à presença de agentes externos causadores de problemas. Em outras palavras, qualquer micro-organismo que possa causar uma doença, ou algum tipo de desordem no nosso corpo, deve ser combatido pelo nosso sistema imunológico.
Algumas pessoas naturalmente possuem um sistema imunológico mais forte, seja por fatores genéticos, hábitos do dia a dia ou mesmo agentes externos, como o ambiente onde está inserido. Outros podem apresentar uma dificuldade um pouco maior para reagir a certas doenças, pelos mesmos motivos citados anteriormente.
A questão é que, seja forte ou não, o sistema imunológico deve receber uma atenção muito especial. Isso porque estamos em contato direto com ameaças à nossa saúde o tempo todo. Mas aqui não estamos falando apenas de um vírus mortal, uma simples gripe em alguém com o sistema imunológico frágil pode ser fatal.
Mas uma dieta bem equilibrada, noites completas de sono e atividade física frequente podem ajudar.
Isso porque é através dos alimentos que nosso corpo reúne a energia e vitaminas necessárias para reagir. É durante o sono que nosso sistema imunológico é “recarregado” em uma série de reações químicas. Entretanto, é durante as atividades físicas que nosso corpo gera proteínas que agem em nosso sistema de defesa, aumentando a imunidade.
Outros estudos indicam também que durante os exercícios físicos, podemos observar um aumento de linfócitos T (linfócitos CD4), que são células de defesa responsáveis por atacar outras células infectadas por vírus, bactérias e fungos causadores de doenças.
Mas isso não significa que os efeitos das atividades físicas na nossa imunidade sejam temporalmente ilimitados. Esses resultados são observados em picos, durante e logo após os exercícios. Por este motivo, a Organização Mundial de Saúde (OMS) recomenda que as atividades físicas sejam realizadas todos os dias, pelo período mínimo de 60 minutos.
Como fortalecer o organismo e aumentar a imunidade
- Tenha uma dieta equilibrada em nutrientes mas, se necessário, peça orientação médica para o uso de suplementação;
- Se alimente de três em três horas em pequenas porções;
- Pratique pelo menos 60 minutos de atividades físicas todos os dias;
- Durma ininterruptamente por pelo menos oito horas diariamente;
- Beba pelo menos dois litros de água por dia;
- Sempre comece seu dia com um café da manhã reforçado;
- Não pule refeições ou substitua uma alimentação completa por petiscos industrializados;
- Coma mais frutas, legumes e verduras frescos;
- Consuma café com moderação;
- Reduza do seu cardápio alimentar frituras e condimentos industrializados;
- Evite o consumo de sódio e açúcar em excesso;
- Tome sol por pelo menos 15 minutos logo no início da manhã ou fim da tarde;
- Lave bem as mãos antes de qualquer refeição.
Gostou de nossas dicas? Então leia também: