A creatina é um famoso suplemento alimentar consumido, principalmente, por quem faz academia ou pratica algum tipo de esporte ou outra atividade física. Isso porque o consumo balanceado da creatina não apenas melhora a nossa resistência e imunidade, mas também auxilia na performance do seu treino e pode acelerar seus resultados.
No entanto, ao contrário do que muitos pensam, todo mundo produz creatina de forma natural. Nossos órgãos, especificamente rins e fígado, são responsáveis pela geração desse composto de aminoácidos. Dessa forma, a suplementação vem como uma forma de equilibrar os níveis de creatina em nosso organismo e contribuir para o aumento dos benefícios.
Então, se você já treina há algum tempo, esses aminoácidos provavelmente fazem parte da sua rotina. Porém, se você está começando agora, recomendamos procurar um profissional da área de nutrição para entender um pouco mais sobre esse composto.
Afinal, atenção: a creatina já é naturalmente produzida pelo seu organismo e está presente nas fibras musculares e em partes do seu cérebro. Por este motivo, é preciso tomar cuidado com a dose consumida e a real necessidade do composto. Para isso, você pode contar com o apoio de especialistas no assunto, que te orientarão sobre o melhor caminho.
Você já consome creatina e nunca entendeu muito bem qual a sua funcionalidade, ou precisa começar a tomar creatina e quer saber mais sobre o assunto? Então continue lendo este conteúdo até o final!
O que é creatina?
A famosa creatina é, cientificamente falando, um aminoácido. Seu uso, em forma de suplemento alimentar, se dá para o ganho de força e massa muscular. Portanto, esse aminoácido é um dos suplementos mais consumidos por quem quer maior resistência nos treinos.
De uma forma mais técnica, podemos dizer que a creatina tem por função regenerar o ATP (trifosfato de adenosina) no citoplasma celular. O ATP é a principal fonte de energia do organismo e, por isso, sua presença é essencial para o desempenho físico.
Funciona assim: quando há estoque de creatina, o que pode ocorrer por meio do suplemento, o indivíduo consegue manter o exercício por um período maior de tempo e com maior carga. Isso pode favorecer a hipertrofia muscular.
Então, para os marombas de plantão, esse pode ser um dos segredos para alcançar aquele resultado dos sonhos.
Quais são os demais benefícios da creatina?
Se você tem o hábito de tomar creatina antes do treino, então já deve ter percebido a enorme diferença na sua performance. Mas apesar de ser o benefício mais conhecido, essa não é a única vantagem do suplemento alimentar. Portanto, listamos abaixo mais motivos para você adotar esses aminoácidos na sua dieta:
Redução da sensação de cansaço
Você sabia que a sensação constante de cansaço pode não estar ligada apenas à qualidade do seu sono? Já ouviu falar de pessoas que dormem por horas a fio, mas que vivem cansadas e sonolentas. As causas podem ser as mais diversas, desde problemas relacionados à visão até a falta de importantes nutrientes.
Aquela história de que nós somos o que comemos é a mais pura verdade. Afinal, é aquilo que consumimos que define a nossa saúde, nosso humor, nossa disposição e até mesmo algumas reações naturais do nosso organismo.
E, muitas vezes, a sensação de cansaço (especialmente durante o exercício) pode estar ligada à falta de creatina no seu organismo. Esse composto de aminoácidos é responsável por dar mais energia e disposição para realizar todas as suas tarefas com tranquilidade.
Melhora o raciocínio
Já falamos acima que a creatina reduz a sensação de cansaço, dá mais energia e disposição. Mas você sabia que ela também reduz o cansaço mental? Isso porque o consumo dos aminoácidos ajuda a diminuir a necessidade de oxigenação no cérebro.
E o resultado é um cérebro mais desperto e com raciocínio mais rápido. Por isso, a creatina é muito recomendada para idosos e pacientes com capacidade cognitiva comprometida, uma vez que melhora a memória e ajuda na assimilação de novas informações.
Ajuda no combate ao câncer
Por oferecer um aumento da carga energética, tanto para os músculos quanto para o cérebro, é natural que a creatina aumente também a carga energética celular. No entanto, o que a maioria das pessoas não sabe é que uma das formas do nosso organismo combater o câncer é por meio das células T CD8.
Essas células saudáveis atacam as células cancerígenas, porém isso demanda uma energia muito maior. Portanto, o consumo frequente de creatina, que gera energia celular, aumenta a performance das células saudáveis que mantêm o nosso organismo protegido contra o desenvolvimento de tumores.
Acesse nossa loja online
Se você quer transformar a qualidade do seu treino com o consumo de creatina, acesse nossa loja online e conheça nossas principais marcas.
ACESSAR LOJA ONLINE
Gostou do nosso conteúdo? Leia também: Guia para potencializar o seu ganho de massa magra