De acordo com o portal de notícias G1, as pessoas costumam permanecer matriculadas na academia entre três a cinco meses, apenas. Cerca de 65% dos alunos desistem até o sexto mês após começarem a se exercitar regularmente. E o motivo disso? Não perceberem os “resultados esperados”.
Afinal, estão há tanto tempo treinando e mantendo a dieta em dia, mas nada de emagrecimento rápido e ganho acelerado de massa. Certo?
Bom, o problema está exatamente na palavra “rápido”. Em uma geração onde todos esperam resultados e conclusões para ontem, entender que a evolução do corpo não é algo que pode ser simplesmente acelerado é bem mais complicado.
Na verdade, até é possível acelerar o processo de emagrecimento e ganho de massa magra, mas não de forma saudável e sem riscos. Quer um exemplo? Os chás de emagrecimento que prometem a perda de muitos quilos em apenas algumas semanas. Pode até ser que dê certo, mas a que custo para o seu corpo?
O mesmo pode ser dito das sequências de treinos pesados, sem descanso, e das dietas milagrosas. É bem provável que você sinta uma grande diferença na balança, mas o preço do emagrecimento rápido a longo prazo também gera uma série de arrependimentos.
É preciso entender, antes de tudo, que o seu corpo é muito inteligente, mas não é uma máquina. Toda mudança, principalmente grandes mudanças, como a prática de atividade física e reeducação alimentar, levam tempo e muita paciência.
Afinal, é preciso antes uma mudança de mentalidade.
Especialistas indicam que uma pessoa com maus hábitos alimentares, que não pratica exercícios físicos e não tem uma vida saudável precisa de, no mínimo, seis meses para começar a perceber a diferença no próprio corpo.
Mas é claro que esse valor varia de acordo com o seu biotipo, seus hábitos, sua rotina e até mesmo a sua genética.
Então, de nada adianta buscar soluções prontas e a curto prazo. Mesmo que você alcance parte do seu objetivo sem ficar doente, isso precisa ser mantido. Da mesma forma, não existe um treino replicável para todo mundo ou uma dieta infalível, cada pessoa tem suas próprias particularidades e seu próprio tempo.
Ou seja, aquilo que funcionou bem para seus amigos ou seu vizinho, pode não funcionar tão bem para você. E vice-versa. Por isso, seja paciente e busque o apoio de profissionais capacitados para entender as necessidades do seu corpo e te ajudar nessa jornada.
Dito isso, fica a dúvida: é impossível então potencializar o ganho de massa magra?
Primeiro é preciso entender que há uma enorme diferença entre acelerar e potencializar. Quando aceleramos, literalmente fazemos aquilo mais rápido, cortamos caminho. No entanto, quando nosso objetivo é potencializar, isso significa que os resultados serão muito maiores, sem pular etapas.
Então sim, é possível potencializar o ganho de massa magra de forma saudável e segura. E nós te ensinamos como. Quer saber mais? Então continue lendo este conteúdo e descubra!
Dicas para o ganho de massa magra saudável
Abaixo listamos as principais dicas para te ajudar no ganho de massa magra, eliminação de gordura corporal e ainda manter a boa saúde e bem-estar. Precisamos ressaltar que todas as dicas abaixo são aprovadas por médicos e nutricionistas, no entanto, devem funcionar de forma diferente para cada pessoa.
Por isso, é muito importante que você agende uma consulta com um profissional especialista e busque o suporte de um bom personal trainer. Afinal, esses profissionais, trabalhando em conjunto, serão capazes de criar um plano ideal para você, levando em consideração suas particularidades, necessidades e objetivos.
Vamos então para as dicas? Confira!
Faça exercícios regularmente
A primeira dica é talvez a mais simples de todas: você precisa se exercitar. E não estamos falando sobre qualquer tipo de atividade física, como caminhar para o trabalho ou carregar peso no desempenho das suas atividades diárias. O exercício para ganho de massa magra deve ser planejado e praticado de forma regular.
Os especialistas indicam que o ideal, para ter um bom ganho de massa magra de forma potencializada é manter a frequência de exercícios, no mínimo, três vezes na semana. Você não precisa ir para a academia todos os dias, sem falta, para obter resultados satisfatórios.
Basta que sua alimentação seja equilibrada e que, ao se exercitar, você faça isso de forma correta, pelo período de tempo estipulado e que mantenha uma rotina cada vez mais saudável. Dessa forma, você também consegue intercalar os treinos para ganho de massa com outras atividades prazerosas para você, como natação, corrida ou a prática de outro esporte.
Tenha um plano de exercícios
Sabe aquele plano alimentar que a nutricionista te entrega após a primeira consulta? Você deve ter um muito semelhante, porém referente aos exercícios físicos a serem praticados. Afinal, não dá simplesmente para chegar na academia e fazer aquele exercício que você mais gosta ou que tem mais facilidade, muito menos focar apenas naqueles dos aparelhos disponíveis.
Ter um planejamento nos ajuda a direcionar todos os nossos próximos passos, e funciona muito bem para todas as áreas da nossa vida. Saber exatamente o que precisamos fazer e para onde estamos indo, nos ajuda a manter o foco no nosso objetivo e metas.
Por isso, converse com seu treinador e peça que ele te ajude a construir um planejamento de exercícios físicos, já considerando a frequência e regularidade das atividades. E, é claro, siga o planejamento à risca. Sabemos que imprevisto e acidentes acontecem e, por isso, nem sempre é possível cumprir o plano como gostaríamos, mas se esforce, na medida do possível, para cumpri-lo.
Ah, e nada de tentar fazer seu plano de exercícios sozinho ou procurando informações na internet. Além de correr o risco de desenvolver uma séria lesão, você provavelmente vai se afastar cada vez mais do seu objetivo. Precisamos nos recordar que todo educador físico estudou por muitos anos para poder desempenhar sua profissão, então não adianta achar que aprenderemos tudo em apenas alguns dias.
Tenha um período de descanso
Sabe aquela história de que se você treinar todos os dias, seus resultados serão melhores e mais rápidos? Bom, nem sempre é verdade. Depende muito do tipo de treino e de qual é seu objetivo. Isso porque treinar demais também pode ser um fator de atraso no seu desenvolvimento.
Muitas pessoas ficam surpresas com esta informação. Isso porque é muito natural imaginar que quanto mais você exercita o seu músculo, maior ele ficará e mais resistência você adquirirá. No entanto, você sabia que seu músculo precisa descansar para crescer?
Basicamente, ao se exercitar, seu músculo sofre várias pequenas lesões. Essas lesões são parte do motivo pelo qual todo mundo fica dolorido logo após aquele exercício “mais pesado”. Para que o músculo se recupere e cresça, é preciso que você o deixe descansar por um tempo.
Reserve um dia da semana só para você, faça tudo aquilo que você gosta e que te faz se sentir bem e descanse. Tanto a mente quanto o corpo.
Durma bem e por pelo menos 8 horas
Já falamos aqui sobre como o sono é fundamental para a nossa imunidade, a saúde do nosso corpo e mente e, também, para o ganho de massa magra. Afinal, é durante o sono que os tecidos do nosso corpo são recuperados (inclusive os tecidos musculares) e quando acontece a síntese proteica, que transforma toda a proteína consumida em massa muscular.
Além disso, uma boa noite de sono nos dá disposição e bom-humor para treinar com mais ânimo, cumprir as séries de exercícios com mais facilidade e renova nossas energias. Por isso, assim como a alimentação, as séries de treino e os suplementos alimentares, o sono é fundamental para quem quer “crescer”.
Ah, e nada de fracionar seu período de sono. Para manter corpo e mente equilibrados, um ser humano precisa dormir cerca de 8 horas por noite e de forma ininterrupta. Ou seja, cada vez que você acorda, prejudica a intensidade e qualidade do seu sono.
Da mesma forma, quem dorme um pouco à tarde, um pouco à noite e um pouco de manhã, dificilmente colherá os benefícios do sono, mesmo que cumpra com a carga horária completa indicada.
Se alimente bem
E, por último, precisamos lembrar da importância da alimentação correta para o ganho de massa magra. Um nutricionista será capaz de orientar sobre o melhor plano alimentar, mas para quem deseja ganhar massa, a dieta deve ser rica em carboidratos e proteínas.
Os carboidratos são os responsáveis por fornecer a energia necessária para a condução do treino, já as proteínas fazem todo o trabalho de construção dos nossos músculos e tecidos. Por isso, uma dieta pobre em carboidratos e proteínas só pode resultar em um corpo fraco e suscetíveis à doenças.
Mas isso significa que você deve comer pães e carne de frango todos os dias? Talvez. Entretanto, sua dieta não se resumirá a isso e deverá ser equilibrada, contendo fibras, vitaminas das mais diversas e outros nutrientes que seu corpo precisa.
Novamente, é o seu nutricionista esportivo o responsável por recomendar o melhor cardápio para você e, se necessário, suplementos alimentares de acordo com as suas necessidades nutricionais. Mas cabe apenas a você manter a disciplina também em relação à alimentação.
Gostou do nosso conteúdo? Então leia também: Dicas para melhorar a saúde do seu corpo