O ganho de massa muscular não é uma coisa que acontece da noite para o dia. Para que você consiga alcançar os seus objetivos, são necessárias horas de dedicação, uma dieta equilibrada e muita força de vontade.
Muitas pessoas que estão embarcando agora nessa jornada de definição do corpo, querem ver resultados imediatos. Mas a realidade é que você precisa consumir a quantidade de calorias certas para proporcionar o crescimento do músculo.
Porém, não será aumentando o seu consumo calórico, que você terá um um aumento de ganho de massa muscular. Aliás, o consumo excessivo de calorias pode resultar em um aumento de gordura corporal, e isso atrapalha os seus objetivos, certo? Especialmente se você tem tendência a engordar.
Por isso, separamos algumas dicas que vão te auxiliar a ganhar massa muscular de forma saudável e em um ritmo natural.
Confira!
Dicas para ganhar massa muscular
Além dos exercícios diários, você também pode fazer algumas mudanças na sua rotina para que você ganhe massa muscular. Esses pequenos passos, te ajudarão a chegar ao seu objetivo e no final, será mais fácil mantê-los na sua vida por um longo período de tempo.
Dica #1. Nunca pule o café da manhã:
Sabe aquela frase: “o café da manhã é a refeição mais importante do dia”, pois é! Ela não pode faltar se você está em busca de aumentar a sua massa muscular.
Não podemos esquecer de mencionar que a primeira refeição do dia oferece mais energia e disposição para realizar as atividades do dia a dia. Sem contar que quando você começar sua manhã com uma refeição saudável, a tendência será continuar comendo bem pelo resto do dia.
Mesmo se você for treinar pela manhã, evite fazer exercícios sem nada no estômago. Acorde mais cedo para arrumar a mesa do café ou deixe algumas coisas preparadas na geladeira. Mas é importante consumir a quantidade de proteína e carboidratos para melhorar a sua performance durante o treino.
Leia mais: Alimentação pré-treino: o que consumir
Dica #2. Coma a cada três horas
Sabemos que essa é uma dica que você provavelmente já está cansado de ouvir, porém ela ajuda muito na hora de manter a sua ingestão de calorias sob controle. Já que dividindo as suas refeições em 5 ou seis pequenas porções, é melhor do que três porções grandes.
Além das refeições principais (café, almoço e janta) você pode acrescentar dois pequenos lanches entre eles. Eles não precisam ser muito elaborados, mas precisam oferecer a quantidade de nutrientes necessários para o seu corpo.
É interessante acrescentar alguns shakes proteicos nessas refeições; eles possuem a quantidade certa de proteínas para auxiliar o ganho de massa muscular.
Dessa forma, com o passar do tempo, você não só conseguirá disciplinar o seu estômago para ter fome nas horas certas, como também promoverá a diminuição dele.
Nada mais de ataques a dispensa e geladeira e comer besteiras que estão ali fácil na sua frente; se programando para comer a cada três horas, você não sentirá essas fomes repentinas, já que você está se programando para evitar sentir fome nas horas erradas.
Dica 3#. Adicione proteína em cada uma de suas refeições
Isso mesmo, todas as suas refeições precisam ter proteína se você quer ganhar massa muscular. Uma vez que essa é uma das substâncias principais que auxiliam na construção do músculo, você precisa manter a ingestão sempre em dia.
Os especialistas recomendam que você ingira pelo menos 1g de proteína a cada 454g do seu peso. A forma mais fácil de atingir esse objetivo, é consumindo proteína animal ou vegetal (se você é vegana).
Ou até mesmo fazendo uso do whey protein, que é uma ótima fonte de proteína e você pode consumi-la antes ou depois do treino. Basta seguir as orientações do seu nutricionista.
Entre as principais fontes de proteína, podemos citar, por exemplo:
- as carnes vermelhas (bovina, suína etc.);
- carnes de origem de aves e peixes;
- ovos;
- laticínios;
- grãos como lentilha, grão-de-bico e feijão preto;
- sementes e castanhas.
Dica 4#. Dê preferência aos alimentos integrais
Por fim, para ganhar massa muscular você precisa evitar os alimentos que não fazem bem para a saúde do seu corpo. Os alimentos integrais, além de não passarem por processos industriais, também são mais saudáveis e mais frescos do que os outros.
Os alimentos processados, passam por todo um tratamento o qual ocorre a adição de açúcar, sal, gorduras, tudo isso para dar os sabores artificiais ou fazer o produto durar mais tempo. Quanto mais processado, mais químicos estarão nesses produtos.
Por isso, sempre prefira os alimentos integrais e frescos. Pois eles costumam ter mais vitaminas e minerais que são fundamentais para o desenvolvimento dos seus músculos.
Enfim, estas são algumas dicas de como ganhar massa muscular. Lembre-se de respeitar o seu ritmo e sempre focar nos resultados de longo prazo. O que vem rápido, vai rápido, já dizia o ditado. Logo, não use nenhum medicamento que promete o ganho fácil de massa, porque este não é um objetivo fácil. Foque em uma rotina saudável, com exercícios e uma dieta feita por um nutricionista para ganhar massa muscular.
Para saber mais dicas de alimentação e exercícios, continue lendo os posts no blog!
Leia também: Emagrecimento: formas saudáveis de perder peso