Nota: nenhum suplemento alimentar cura ou aumenta a proteção contra a COVID-19. Somente a vacina, o distanciamento social e os atos de higiene são efetivos na prevenção da doença.
O frio já está dando as caras por aqui e com ele, vemos diversas pessoas se preparando para quando as temperaturas despencaram de vez. Mas, nós não estamos só falando de um pijama de inverno ou de uma jaqueta mais grossa para aguentar o os dias mais frios, muitas pessoas também começam a busca de maneiras de aumentar sua imunidade.
Afinal, quem não quer estar mais saudável e ainda passar bem longe daquele resfriado que nós deixamos de cama por dias? Para que você consiga manter a integridade da sua saúde, é bem interessante apostar em multivitamínicos, pois eles são fontes de diversos minerais que ajudam a manter o nosso organismo em dia.
Dá só uma olhada nas vitaminas que são boas para manter a nossa imunidade lá em cima:
1. Vitamina C
Essa talvez seja a primeira vitamina que passou pela sua cabeça quando você leu “melhorar sua imunidade”. Não é para menos: a vitamina C é uma das grandes aliadas no combate às infecções ou até mesmo fazer com que os seus efeitos não sejam tão devastadores. Isso porque ela possui efeitos antioxidantes, além de ser fator fundamental na renovação celular.
Por isso, ela está presente em diversos multivitamínicos e até em produtos de estética, já que previne o envelhecimento da pele.
Segundo a Organização Mundial da Saúde uma pessoa adulta precisa consumir até 45 mg da vitamina diariamente. Como boa parte dos alimentos que consumimos possui essa vitamina, é fácil conseguir alcançar os níveis diários com um suplemento alimentar.
2. Selênio
O selênio é um mineral essencial para melhorar a nossa imunidade. Várias pesquisas já demonstraram um aumento significativo na resposta antiviral nas pessoas que consomem a quantidade de selênio recomendada.
Apesar de ser mais encontrado em fontes animais, as castanhas-do-pará são riquíssimas em selênio, além disso, são ótimas fontes de fibras e gorduras boas para nossa saúde. Mas atenção, não consuma mais de duas castanhas por dia, pois o selênio em altas concentrações no sangue pode causar uma séria intoxicação.
3. Zinco
Um outro mineral presente nos multivitamínicos e que é essencial para a sua imunidade é o zinco. Ele atua diretamente no sistema imunológico, garantindo que as células se desenvolvam e na comunicação entre elas aconteça corretamente, assim, impedindo as inflamações.
As proteínas animais são ótimas fontes de zinco, mas as pessoas que seguem uma dieta vegana/vegetariana podem encontrar o mineral em grãos, como por exemplo feijões e grão-de-bico.
As vitaminas do complexo B (principalmente as vitaminas B12 e B6) são triviais para melhorar sua imunidade.
Mesmo assim, muitas pessoas apresentam uma deficiência dessas vitaminas, por isso o acompanhamento médico e exames regulares são tão importantes. A confirmação da deficiência dessas vitaminas só acontece com exames próprios de sangue.
Esses nutrientes estão presentes em diversos alimentos, porém, a vitamina B12 é um pouco mais complicada para as pessoas que não consomem nada de origem animal. Uma vez que as carnes são excelentes fontes de B12, os vegetarianos e veganos são um grupo exposto à deficiência da vitamina.
Pequenas concentrações são encontradas em alguns legumes, leveduras e cereais que são fortificados com a vitamina artificialmente.
5. Vitamina D
Por fim, a vitamina D é um nutriente fundamental para melhorar a nossa imunidade, por conta disso ela está presente em diversos multivitamínicos. Aliás, a vitamina é responsável pelo bom funcionamento de diversas partes do nosso corpo, por isso ela é tão fundamental para a saúde.
Em nossa imunidade, ela oferece um aumento das defesas no nosso organismo, principalmente para doenças do trato respiratório como gripes e resfriados. De acordo com site no National Library of Medicene, existem alguns estudos relacionando a deficiência de vitamina D e a COVID -19, mas esse é um assunto que ainda está em debate entre os médicos americanos.
Um sistema imunológico saudável depende de diversos fatores. Decerto que os multivitamínicos podem ajudar a manter a saúde em dia, mas a verdade é que uma alimentação rica em frutas, verduras e legumes frescos é essencial para o funcionamento completo do seu corpo.
No entanto, não adianta esperar chegar o inverno para começar a se prevenir contra as doenças associadas ao clima mais frio. Ou seja, começar se alimentar bem agora e tomar um monte de suplementos vitamínicos e esperar que eles façam um efeito imediato, não vai acontecer.
Você precisa preparar o seu corpo com antecedência para que ele esteja pronto para enfrentar as doenças no futuro. Por isso, paciência, exercite-se e coma melhor para estar pronto todos os próximos invernos!