Você já ouviu falar sobre termogênico ou já faz uso desse tipo de suplemento alimentar? Muito recomendado para quem pratica atividade física e almeja o emagrecimento mais rápido, o termogênico é responsável pelo aumento da temperatura corporal e, consequentemente, aumento na queima de calorias.
Por isso, é muito comum observar a presença de termogênicos entre os suplementos na dieta de atletas e esportistas. Afinal, a queima de caloria acelerada não é benéfica apenas para o emagrecimento, mas também ajuda a gerar mais energia e disposição durante o treino. O que, automaticamente, faz com que a performance de quem treina melhore razoavelmente.
Apesar do que muitos pensam, o compostos termogênicos não se resumem a uma fórmula farmacêutica e podem ser facilmente encontrados na natureza. Isso porque, dos alimentos que consumimos diariamente, muitos são termogênicos naturais, tais como: guaraná, gengibre, café e pimenta.
Quer saber mais sobre esse suplemento alimentar e como funciona? Então continue lendo nosso conteúdo e descubra!
O que é um termogênico?
Quando falamos sobre um alimento ou suplemento termogênico, não estamos necessariamente nos referindo a um tipo específico de alimento ou suplemento.
Isso porque o termo “termogênico” é um adjetivo, ou seja, uma característica. Quando indicamos que tal alimento é termogênico, como é o caso do café, por exemplo, indicamos também que esse alimento, em contato com o nosso organismo, promove a termogênese.
A termogênese é o aumento natural da temperatura corporal por meio da aceleração na produção de calor. Todo mundo, inclusive você que nos lê, já passou pelo processo de termogênese. E como sabemos disso? Porque a termogênese é algo saudável e acontece de forma espontânea, mas principalmente ao consumir alimentos que promovam esse “aquecimento”.
Suplemento termogênico
Entretanto, tanto pela dificuldade de equilibrar as doses de termogênicos no consumo de alimentos naturais, como pela rotina mais apertada, alguns esportistas priorizam o uso dos suplementos alimentares termogênicos. Dentre as principais vantagens estão a praticidade e a assertividade na dose, no entanto, é preciso muito cuidado para que não haja um consumo excessivo ou desmedido.
Apesar de ser um processo natural ao nosso organismo, o consumo incorreto de suplementos termogênicos pode resultar em uma série de desordens em nossos sistemas nervoso, circulatório e respiratório.
Além disso, os compostos termogênicos, presentes na formulação dos suplementos, podem influenciar diretamente em nossa saúde mental, desencadeando distúrbios psicológicos, como ansiedade.
De uma forma bem simples, os suplementos termogênicos são compostos concentrados dessas substâncias. Então, uma pessoa mais sensível aos efeitos do acelerador de gasto energético, deve ter a dose reduzida ou mesmo o uso suspenso.
Portanto, antes de adotar o consumo do termogênico na sua dieta, busque uma orientação profissional. Seu médico ou nutricionista será capaz de avaliar a real necessidade, tolerância e dose adequada para cada quadro.
Qual é a relação entre o termogênico e o emagrecimento acelerado?
Primeiro, precisamos recordar que não existe fórmula mágica para a perda de peso rápida e saudável. Chás, dietas dos astros, jejuns radicais… Tudo isso pode até te fazer perder alguns quilinhos em poucos dias, mas quanto isso custará para a sua saúde e bem-estar?
O processo de emagrecimento deve ser adequado ao seu próprio tempo, além de levar em consideração seus limites e conforto. É claro que uma mudança de hábitos pode trazer uma série de desafios e, no começo, pode até parecer muito difícil. Entretanto, é esperado que, com o passar do tempo e a adaptação do corpo e organismo, seja até mesmo prazeroso.
A rotina de exercícios físicos, a dieta, os novos hábitos e a perda de peso não devem ser um sofrimento imensurável. Se for esse o caso, é preciso refazer a rota: algo está muito errado. Uma boa ideia é contar com a participação de profissionais capacitados em cada etapa do processo e, acima de tudo, respeitar seu próprio corpo, psicológico e tempo.
No entanto, de uma forma geral, o consumo de termogênico pode sim auxiliar na aceleração da perda de peso. Isso porque, além de transformar gordura em energia, para manter o corpo aquecido, essa energia é aplicada durante o treino. Desta forma, os exercícios serão realizados com mais facilidade e intensidade, o que potencializa qualquer resultado obtido.
Devo usar termogênico natural ou como suplemento alimentar?
Essa deve ser uma decisão tomada pelo paciente sob orientação médica. Isso porque, como expusemos acima neste texto, nem sempre o consumo de alimentos termogênicos é suficiente. Nesses casos, é necessário o complemento a partir do suplemento alimentar.
Também é possível que o paciente tenha uma rotina mais corrida e não consiga conciliar os horários adequados para as refeições. Em circunstâncias assim, pode ser recomendado o consumo prático do suplemento alimentar.
Cada caso é um caso e deve ser avaliado com muito cuidado, a partir de um estudo aprofundado sobre a rotina do paciente, seus hábitos, histórico médico e principais objetivos.
Acesse nossa loja online
Agora que você já conhece todos os benefícios e vantagens do termogênico, acesse nossa loja online e confira a seleção de produtos!
ACESSAR LOJA ONLINE
Gostou do nosso conteúdo? Então leia também: Guia para potencializar o seu ganho de massa magra